A VISÃO DE UM VALE DE OSSOS SECOS
PROFETA EZEQUIEL (Ez. 37:1-14)
Ezequiel profeta filho de Buzi, o sacerdote, e, era casado. Homem de posição definida dada por Deus, “A RESTAURAÇÃO DE ISRAEL”. Levado a Babilônia em 597 a.C. e foi chamado para o serviço profético cinco anos mais tarde. Esteve em atividade pelo menos durante 22 anos.
A mão do Senhor veio sobre Ezequiel e o levou pelo Espírito no meio de um vale cheio de ossos. Disse Deus a Ezequiel é possível dar vida a esses ossos, respondeu-lhes SENHOR TU O SABES.
Profetiza aos ossos secos e dize-lhes ossos secos, OUVI A PALAVRA DO SENHOR. A MANDO DE DEUS, o profeta passa a profetizar: ASSIM DIZ O SENHOR A ESTES OSSOS: Eis que farei entrar o Espírito em vós e vivereis. Enquanto profetizava, um ruído de ossos secos, se batiam, e se ajuntava osso com osso, eis que surgiram tendões sobre eles e cresceram carnes e se estendeu peles, mas não havia espírito. DEUS MANDA NOVAMENTE AO PROFETA: Assim diz o Senhor: Venham dos quatro ventos, Ó ESPÍRITO, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. O ESPÍRITO ENTROU NELES e viveram e puseram em Pé, UM EXERCÍTO DE SOBREMODO NUMEROSO.
Disse DEUS, nossos ossos secaram, e pereceu nossa esperança; estamos todos exterminados. ASSIM DIZ O SENHOR: Abrirei a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu.
Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o Senhor, disse isto e o fiz, diz o Senhor.
Presbítero Aristeu de Oliveira